terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Sintep acata decisão de desembargadora e encerra greve em Sinop

PUBLICIDADE

Os servidores da Educação decidiram em assembleia suspender temporariamente a greve iniciada semana passada, e cumprir a decisão judicial da desembargadora Helena Ramos, que considerou o movimento abusivo e determinou o retorno imediato às salas de aula sob pena de multa diária de R$ 10 mil. Segundo o vice-presidente do Sintep, Kleber Solera, caberia aos dirigentes do sindicato responder por crime de desobediência caso não cumprisse a decisão. “Retornamos pelas ameaças que estavam previstas na liminar em responder criminalmente. Nesse sentido suspendemos a greve, além de garantir o pagamento do servidor”, explicou Solera, em entrevista, ao Só Notícias.

Ainda de acordo com o presidente, as aulas retornarão hoje à tarde, esta manhã, será utilizada para organização das unidades. Porém, o retorno escolar é até sexta-feira, data da reunião agendada com a prefeita Rosana Martinelli para discutir as demandas dos profissionais.

“Trabalharemos até a data da reunião. Caso não haja um acordo provocaremos nova assembleia e possivelmente retornamos com a greve”. O movimento começou na semana passada e, desde então, quase 16 mil alunos da rede municipal estavam sem aulas.

Em sua decisão a desembargadora considerou “o perigo de que a manutenção do quadro fático possa resultar em dano grave, de difícil ou incerta reparação, porquanto se trata de serviço público essencial” e também proibiu “os integrantes do movimento grevista de impedir ou limitar de qualquer modo o acesso de funcionários públicos não grevistas ao trabalho regular, tudo sob pena de multa diária de R$ 10 mil e apuração de responsabilidade por possível prática do crime de desobediência”.

Os servidores cobram alteração da jornada de trabalho de professores e técnicos, o que já é garantido por lei, regulamentação definitiva da jornada do apoio administrativo educacional, reajuste para os profissionais de apoio e técnicos administrativos educacional em 4,77%, inclusão dos motoristas na carreira da Educação e alteração dos coeficientes das tabelas de apoio e técnicos a partir da formação de nível médio profissionalizado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre vagas para curso de inglês básico em Cuiabá

Já estão abertas as inscrições para os cursos de...

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje

Começou hoje o período para solicitar a isenção da...

Estudantes de Sinop embarcam para competição mundial de robótica nos EUA

Onze estudantes da rede estadual de ensino em Sinop...
PUBLICIDADE