quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: mais de 8 mil alunos da rede municipal vão ter aulas de empreendedorismo

PUBLICIDADE

Professores de praticamente toda a rede municipal de ensino de Sinop estão definindo o cronograma de atividades para aplicação da metodologia jovens empreendedores primeiros passos neste ano letivo, para levar educação empreendedora a mais de oito mil jovens do ensino fundamental. A metodologia integra o portfólio de produtos do Programa Nacional de Educação Empreendedora e tem como objetivo estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, incentivando comportamentos empreendedores e estimulando o protagonismo juvenil e a iniciativa futura. O foco é ajudar os estudantes a assumirem uma posição proativa frente às diversas situações da vida, capacitando- os a elaborar e planejar formas e estratégias de interagir com aquilo que eles passaram a perceber durante as atividades propostas.

O início das atividades está previsto para a segunda quinzena de abril, com os alunos das escolas que sinalizaram positivamente ao projeto. Nas salas de aulas serão vivenciadas atividades práticas e lúdicas, para promoção de atitudes empreendedoras nos estudantes.

Com linguagem adaptada para cada faixa etária, os participantes defendem que "empreender significa alcançar seus objetivos e realizar seus projetos de vida". Na semana pedagógica promovida pelo centro de formação continuada da rede municipal de ensino de Sinop, "foram capacitados 320 professores e mais 75 professores recebem a capacitação que possibilita que atuem como facilitadores da metodologia junto aos alunos em sala de aulas".

O gestor do programa na região de Sinop e colaborador do Sebrae, Tiago Silva, disse que a meta é "conseguir chegar em 94% das escolas municipais e isso se deve à sensibilidade e à visão dos gestores públicos. O melhor caminho para a transformação da sociedade é o da educação”, afirma, através da assessoria.

A coordenadora do ensino básico do município, Carla Ponce, diz estar muito otimista com o trabalho a ser desenvolvido com os alunos, tendo em vista que já conheceu seus resultados, em 2016, por meio de uma escola particular, sediada em Sinop. “O principal ganho desta parceria é proporcionar aos alunos condições para tomarem decisões, desde cedo, que impactam em suas carreiras. Isto repercute positivamente no desenvolvimento econômico da comunidade e região, pois estamos promovendo a disseminação dos comportamentos empreendedores e, principalmente, a participação mais efetiva dos pais junto às escolas. ”

O projeto também prevê a Feira de Jovens Empreendedores, em novembro, quando serão expostas as criações dos alunos, inspiradas nas temáticas e na realidade atual, é convidada a comunidade para apreciar o trabalho que os estudantes desenvolveram ao longo dos encontros.

O programa é desenvolvido pelo Sebrae e prefeitura.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE