quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria conclui projeto das escolas plenas em Mato Grosso e governo envia para apreciação da Assembleia

PUBLICIDADE

A secretaria estadual de Educação, Esporte e Lazer concluiu o projeto de lei que institui as Escolas Plenas em Mato Grosso e o encaminhou para a Assembleia Legislativa apreciar. São 14 escolas estaduais funcionando com Ensino Médio em Tempo Integral em seis municípios desde o começo deste ano letivo. Com a aprovação, as Escolas Plenas passam a ser um projeto de Estado, garantindo-lhe continuidade e ampliação nos próximos anos. A ação faz parte do Pró-Escolas, maior programa de investimentos em educação já lançado pelo Governo do Estado, dividido em quatro eixos essenciais: Estrutura, Ensino, Inovação e Esporte e Lazer, informa a assessoria.

Na mensagem aos deputados, o governador Pedro Taques reforçou que trata-se de um projeto de relevância para a sociedade como um todo, mas principalmente aos jovens que vivem em situação de alta vulnerabilidade socioeconômica. “Este projeto, dentre outros em desenvolvimento, agrega significativa qualidade na educação no Ensino Médio da rede estadual, inclusive com redução de despesas a partir da redução da evasão e ampliação das aprovações nessa etapa de ensino”, sustentou Taques. Atualmente, 2.461 alunos são atendidos pelas Escolas Plenas.

O objetivo da nova metodologia é melhorar os indicadores da educação da Educação, tais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), taxas de abandono e reprovação e redução da distorção idade-série. Para isso, a jornada escolar foi ampliada para tempo integral, fundamentada em uma proposta pedagógica inovadora, que valoriza o projeto de vida do aluno, com foco no desenvolvimento das competências do século 21 (cognitiva, intrapessoal e interpessoal) e na preparação para a vida acadêmica e relações sociointerativas.

O secretário de Estado de Educação, Marco Marrafon, ressalta que as Escolas Plenas de Mato Grosso possuem níveis de aprendizado superiores inclusive aos de escolas particulares. Hoje, o custo da evasão e da reprovação na rede estadual de Mato Grosso é de cerca de R$ 400 milhões ao ano. “Por isso, vale a pena investir um recurso a mais para manter o ensino integral de qualidade, pois ele garante o aprendizado e diminui drasticamente a evasão escolar”, observou. Nas Escolas Plenas, o nível de aprovação é de 91%, a presença dos alunos em sala é de 85% e a participação dos pais no dia-a-dia da escola chega a 70%.

A informação é do Gabinete de Comunicação.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...

Escola técnica abre vagas para curso de inglês básico em Cuiabá

Já estão abertas as inscrições para os cursos de...

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje

Começou hoje o período para solicitar a isenção da...

Estudantes de Sinop embarcam para competição mundial de robótica nos EUA

Onze estudantes da rede estadual de ensino em Sinop...
PUBLICIDADE