sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Reitora da UFMT diz em Sinop que redução no teto de gastos compromete as próximas gerações

PUBLICIDADE

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Myrian Serra, criticou, em entrevista, ao Só Notícias, a aprovação do texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do governo federal prevendo, a partir de 2017, as despesas primárias da União fiquem limitadas ao que foi gasto no ano anterior corrigido pela despesas primárias federais reajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

“Nós somos contrários a essa PEC pelo formato que esta sendo proposta. Entendemos que é possível que se tenha necessidades de demandas de cortes em outras áreas do setor de pessoal, funcionários comissionados. Agora tudo que tange ao investimento em educação pública, saúde e segurança entre outra áreas é inviável. Serão pelo menos mais de 20 anos de ‘congelamento’  e comprometerá muitas gerações que poderão ficar sem essa espação do ensino superior público”

Myrian disse ainda que o governo Federal deveria apostar em investimentos e não em cortes de gastos principalmente no setor público de ensino. “Ao invés de cortar gastos nas universidade deveriam investir melhor através de parcerias com o setor privado abrindo assim outras possibilidades de pesquisa e investimento, buscando todas as alternativas através de emendas parlamentares junto a bancada dos deputados e senadores para que eles contribuam ainda mais com recursos aos campus universitários”.

A reitora ressaltou que definirá prioridades na contenção de gastos, no próximo ano, devido a previsão orçamentária da instituição deve passa por redução. A previsão do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) deve ser de R$ 158.609.384. Desse total, R$ 15.742.078 devem ser destinados ao campus da capital. Em comparação com a previsão de 2016, o orçamento de 2017 reduzirá 12%.“Teremos que definir prioridades. Enquanto gestoras tenho responsabilidades de fazer gestão com recursos que teremos disponível. O segundo momento, será a ação política que é lutar por mais investimento pela educação e seremos contra corte de recurso da educação superior e básica". 

Conforme Só Notícias já informou, Myrian Serra, participou, ontem à tarde, da solenidade de posse do novo pró-reitor do campus sinopense. O professor Roberto Carlos Beber comandará a unidade no lugar do professor Marco Antônio Araújo Pinto, que ficou à frente do campus desde sua fundação, há 10 anos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Valor de auxílio a profissionais de programa de alfabetização em MT é reajustado

A secretaria estadual de Educação reajustou o valor das...

Três estudantes da Unemat são selecionados para intercâmbio na Alemanha

A Universidade do Estado de Mato Grosso, publicou o...

Secretaria divulga 2ª chamada de estudantes de MT para intercâmbio na Inglaterra

A secretaria estadual de Educação divulgou, há pouco, a...
PUBLICIDADE