quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Quatro alunas mato-grossenses estão na fase final de programa nacional

PUBLICIDADE

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) anunciou a lista dos estudantes pré-selecionados para a 14ª edição. Mato Grosso conta com quatro alunas concorrentes. Os projetos foram enviados para Brasília para a seleção e a escolhida representará o Estado na Câmara de Deputados por um ano no cargo de deputada jovem.

As estudantes Maria Aparecida de Oliveira e Maria Júlia Faleiros Alcântara concorrem pela Escola Estadual São José do Rio Claro, do município de São José do Rio Claro.  As outras duas pré-selecionadas são Mariana Silva do Bom Despacho e Thaciana Lemes Pereira, que concorrem pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), do município de Pontes e Lacerda.

A ementa da estudante da rede estadual Maria Aparecida estabelece um plano anual para valorização da vida entre os jovens e institui o Dia Nacional de Combate ao suicídio. Já Maria Júlia propôs a realização, em âmbito escolar, de ações que valorizem a diversidade.

Mariana desenvolveu uma ementa que Institui o Programa Nacional de Educação no Sistema Prisional (PNESP) em todos os estabelecimentos penais brasileiros, cria mecanismos para ampliar e qualificar a oferta de educação e ressocialização dos detentos, o resgate à sua cidadania, tornando-se obrigatório o ensino fundamental, médio e, caso queira, ensino superior.

A colega Thaciana propôs um Programa Nacional de Apoio aos Portadores de Microcefalia (PNAPM) – uma má-formação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada – em todos os municípios brasileiros. Cria mecanismos para ajudar e amparar as famílias que tem em suas residências contém alguém com essa condição, gratuitamente, dando ajuda a estas famílias financeiramente e psicologicamente.

A divulgação do resultado da seleção final, realizada pela Câmara dos Deputados, será no dia 14 de agosto.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Mais de 400 estudantes participam do aulão inaugural do Pré-Enem Digit@l em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação realizou a abertura oficial...
PUBLICIDADE