sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Projeto ajuda reduzir analfabetismo em Mato Grosso

PUBLICIDADE

De acordo com a superintendente de Ensino e Currículo da Secretaria de Estado de Educação, Zileide Lucinda dos Santos, com a implantação do projeto Letração, o governo já diminuiu a porcentagem de pessoas que não sabem ler ou escrever em Mato Grosso, que atualmente representam 11,1% da população total (cerca de 224 mil pessoas).

Ela revela que a Seduc, em parceria com o Ministério da Educação, já está realizando um levantamento do número de analfabetos em todo o Estado para verificar o impacto do projeto e de outras iniciativas de alfabetização. O balanço será apresentado ainda este ano.

O Letração foi implantado em 2003 pelo governo do Estado, em uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Brasil Alfabetizado. As aulas da primeira etapa começaram no final do ano passado e atualmente está atendendo em torno de 24 mil alunos, que se formarão no fim deste mês. Essas pessoas são oriundas de 78 municípios do Estado.

Para realizar este serviço, 998 professores foram contratados. Em Cuiabá, 2.451 pessoas estão sendo alfabetizadas por meio do Letração e diversas escolas oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre elas, a E.E. Emília Figueiredo, E.E. Presidente Médici, e E.E. Ana Maria do Couto.

As turmas do Letração têm no mínimo 20 pessoas e as aulas tem a duração cinco meses. “O importante é que eles não parem na alfabetização e continuem estudando, ingressando na Educação de Jovens e Adultos”, salienta Zileide.

EJA – A Educação de Jovens e Adultos é dividida em dois blocos, Ensino Fundamental (seis anos) e Ensino Médio (três anos). No primeiro, ela faz atendimento a jovens acima de 14 anos e no segundo para pessoas com idade superior a 18 anos. O diferencial desse sistema, é que os estudantes podem progredir de uma série para outra sem ter que esperarem o tempo regular.

“Cada escola tem autonomia para realizar a avaliação dos alunos. Se o professor sente que o indivíduo tem condições de progredir, ele realiza uma avaliação individual e o remete para outra série”, explica Zileide.

A rede estadual de ensino oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 133 estabelecimentos de ensino, em 60 municípios. Segundo dados do Censo Escolar, em 2004, estas unidades atenderam 36.473 estudantes, sendo que destes 11.475 cursaram o Ensino Fundamental e outros 24.098 o Ensino Médio.

“Ingressar na Educação de Jovens e Adultos também é garantir a diminuição no número de analfabetos funcionais em Mato Grosso, que hoje representa 25,7% da população. Por isso, o governo continuará a investir em alfabetização e educação de adultos”, finaliza a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE