quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Guarantã do Norte supera metas da educação básica para 2021

PUBLICIDADE

Guarantã do Norte superou as metas propostas para a educação no município até, pelo menos, 2021. Os dados são do Ministério da Educação e fazem parte do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última semana. 

Do 4º ao 5º anos, a cidade ficou dois pontos acima da média proposta pelo ministério, que era de 4,0 pontos, e teve média de 6,0 – alta de 1,1 ponto em relação ao último levantamento feito em 2011. Além disso, o município atingiu as metas propostas até 2021. 

Desde o primeiro levantamento, em 2005, Guarantã mais que dobrou sua nota, saltando de 2,8 para os atuais 6,0. Todas as escolas nesta faixa de ensino, que fizeram a prova para obter a média (duas não realizaram), atingiram as notas propostas. A Escola Estrelinha do Norte ficou com uma das maiores médias do Estado – 6,8.
Do 8º ao 9º anos, a média alcançada foi de 5,2, frente a uma meta de 4,1, passando de 4,7 em 2011 e de 3,0 em 2005. Nesta faixa, o município atingiu as metas até 2019. Três escolas atingiram a média, uma não e duas não realizaram a prova.

Desde que o Ideb foi criado, o município nunca ficou abaixo das notas propostas pelo ministério e seguiu aumentando suas médias. 

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em 2005 e teve suas primeiras avaliações publicas em 2007. O índice leva em consideração o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para Estados e país, e a Prova Brasil para os municípios.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE