quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Escolas de MT participam de festival de teatro voltado à conscientização no trânsito

PUBLICIDADE

A 13ª Edição do Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito movimentará o cenário estudantil de Mato Grosso. Dividido em cinco etapas regionais, nas cidades de Sinop, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Jaciara e Várzea Grande, as produções teatrais concorrem para chegar a etapa estadual que acontecerá em Cuiabá, de 4 a 8 de julho. Os melhores espetáculos e atores serão premiados com troféus e medalhas.

Promovido pela 2ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso (PRF-MT), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e prefeituras municipais, o evento visa sensibilizar a sociedade para um trânsito mais cidadão.

O foco do evento são os estudantes, em especial, crianças, adolescentes e jovens, e sensibilizá-los sobre seus direitos e deveres como usuários das vias terrestres, com a finalidade de formar cidadãos comprometidos com a segurança no trânsito.

A primeira etapa compreende as escolas da região do Teles Pires, e acontecerá até o dia 13 de maio em Sinop. A etapa Guaporé será desenvolvida até o dia 27 de maio, em Pontes e Lacerda; depois a Aricá Mirim até o dia 10 de junho, em Jaciara, e a etapa Cuiabá, que acontecerá em Várzea Grande até o dia 17 junho. A etapa Mato Grosso (estadual) será desenvolvida na capital, no mês de julho.

Entre os critérios de avaliação serão considerados a montagem do espetáculo (intervalos longos durante a execução dos espetáculos, a utilização do espaço cênico, a marcação de palco, a projeção de voz dos atores), a criatividade, a agilidade do espetáculo quanto ao aproveitamento do tempo e a utilização dos recursos técnicos.

De Cuiabá, além da Escola Agenor Ferreira Leão, também participam as escolas Presidente Médici, Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller e Alcebíades Calhao. E de Várzea Grande, a Hernandes Maurício Baracat de Arruda e Professora Adalgisa de Barros.

Duas escolas da rede estadual em Cuiabá vão participar do Fetran pedagógico, que se estenderá até setembro, culminando com a Semana do Trânsito.  O pedagógico é mais amplo e as atividades variadas, com musicais, poesias, paródias, entre outras também envolvendo alunos. Nesse caso, do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, das escolas estaduais Dom José do Despraiado, no bairro Senhor dos Passos e na Agenor Ferreira Leão, no Tijucal.

“Já temos um esboço teórico das atividades e no início do mês de maio definiremos o plano de ações. Todos os alunos da escola do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental serão envolvidos nas produções, entre elas, paródias e poesias, onde escolheremos um composição para ser o hino da escola”, adiantou a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Dom José do Despraiado, Cleonice Maria Wobeto, ao explicar que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para um trânsito mais cidadão.

Para isso, de acordo com a coordenadora, históricos sobre o trânsito e do desenvolvimento do automóvel no Brasil farão parte das pesquisas. “Passeios ciclísticos e documentário com apoio da PRF são ideias que também pretendemos executar”, pontuou Cleonice.

Na escola Agenor Ferreira Leão, os estudantes também se preparam para as atividades. São mais de 30 temas que serão distribuídos para os professores desenvolverem nas atividades em sala.

Infrações de trânsito, leitura e interpretação de placas são alguns itens do Código Brasileiro do Trânsito que serão tratados com os estudantes. Está previsto inclusive a realização de uma blitz educativa no bairro.

As regras para pedestres, noções de espaço das vias urbanas, orientações ao agente de trânsito mirim também serão abordados. Além de paródias, poesias e teatro.

“Última Balada será uma peça teatral que tem a finalidade de pontuar bebida, direção perigosa, adolescência e imprudência”, revelou a professora Vilma Aparecida Vaz Lara, uma das organizadoras das ações na escola.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE