sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Equipes de Mato Grosso vencem competição de robótica com soluções inovadoras

PUBLICIDADE

As equipes de robótica do Sesi Escola de Cuiabá e Várzea Grande subiram ao topo do pódio no Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League, realizado nos dias 24 e 25, em Goiânia. A equipe Brotherhood conquistou o 1º lugar em Solução Inovadora e a Young Creators o 1º lugar em Estratégia e Inovação do Robô na etapa regional da competição, que reuniu 36 equipes de estudantes do Centro-Oeste, entre 9 a 16 anos.

Para a estudante Lívia Pessoa, de 14 anos, a competição foi emocionante. “Nós nos dedicamos muito e o nosso resultado foi por aquilo que merecíamos e nos esforçamos para fazer. Não consigo explicar a emoção de ouvir nosso nome sendo anunciado como 1º lugar. Tudo valeu a pena. Fico feliz por ter fechado minha história do melhor jeito possível, com as melhores pessoas e técnicos”, disse ela, que concluiu sua última participação no torneio como competidora da Brotherhood.

Integrante da Young Creators, Jeffisley Pereira, de 13 anos, disse que o troféu foi uma surpresa. “Ganhamos na categoria que menos esperávamos e isso com certeza fará parte da memória de todos nós a vida toda. Entrei na robótica pensando em melhorar meus defeitos e aperfeiçoar minhas qualidades, afinal a vida nos dá um passo, mas quem tem de andar somos nós. E acho que consegui”, conta.

O Projeto MORA (Monitoramento Racional da Água), da Equipe Young Creators, descobriu durante o período de pesquisas que boa parte do desperdício de água ocorre dentro de casa, como torneiras pingando, por exemplo. O gasto extra, que muitas vezes não é percebido, ganhou uma solução com o projeto da equipe, que desenvolveu o protótipo de um aplicativo de celular. Com ele, os consumidores poderiam coletar dados de consumo, identificar e estancar vazamentos, com um dispositivo instalado no cano mestre da caixa d`água.

Já a equipe Brotherhood apresentou o Projeto Cloringaçu, que utiliza uma solução, composta por sementes da planta Moringa e o Coco de Babaçu, com adicional de cloro, para limpar a água desperdiçada com o uso da máquina de lavar roupa. Assim, a proposta é utilizar a água descartada, com sabão e amaciante, que pode chegar a 200 litros dependendo da lavadora, armazená-la e aplicar a solução natural. Após o processo, a água poderia ser reutilizada para banho, descarga ou até mesmo para lavar roupa novamente.

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida.

Criado em 1998 pela FIRST® em parceria com o Grupo LEGO, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO® Mindstorm®.

Reunidos em times de dois a dez integrantes, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por dois técnicos adultos, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Atividades culturais serão expandidas em Sorriso com criação de polo

A prefeitura homologou dispensa de licitação para locação de...

Terminam domingo transferência de cursos em 4 câmpus da UFMT; Sinop tem mais vagas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de...

Valor de auxílio a profissionais de programa de alfabetização em MT é reajustado

A secretaria estadual de Educação reajustou o valor das...
PUBLICIDADE