quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá: alunos se adaptam à lei proibindo uso de aparelhos celulares em salas de aulas

PUBLICIDADE

A lei sancionada há pouco mais de um mês, pelo prefeito Emanuel Pinheiro, proibindo o uso de aparelhos celulares em escolas públicas municipais, bibliotecas ou qualquer ambiente com atividades pedagógicas, está sendo adequada na rotina dos quase 50 mil alunos da rede educacional. A medida fortalece o trabalho de orientação ao não uso de eletrônicos em salas de aulas, prática realizada anteriormente pela direção escolar, por meio de advertências verbais, escritas e de contato direto com os pais ou responsáveis.

Na lei consta que os celulares devem permanecer desligados nos locais em que as aulas estiverem sendo ministradas e só podem ser utilizados mediante autorização prévia dos professores, neste caso, o uso restrito apenas à atividades pedagógicas.

A diretora da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ranulpho Paes de Barros, Rosália Nascimento, relata que dos 1.300 alunos, apenas os de faixa etária mais avançada acolhem bem à ideia e se adaptaram com facilidade. “O publico formado por educandos do período matutino, que são mais jovens e pré-adolescentes, mantém resistência em não usar o celular na sala de aula, devido a idade e às mudanças pelas quais estão passando. Enquanto, por outro lado, os estudantes da noite, em sua maioria adultos, mostraram uma facilidade de adaptação à norma”, explicou.

Entretanto, o uso de celulares nas escolas não representa só pontos negativos. Há casos em que os estudantes os utilizam para a busca de conhecimento, explica a professora Nilvanil Borges da Silva. “No ano passado, tive um grupo de alunas, do 6º ano, que tinha grupo de Whatsapp e elas o usavam  para passar conteúdo se alguma delas faltava, por exemplo”, explicou.

Em outros ambientes das unidades escolares, os telefones e equipamentos devem permanecer no modo silencioso, desde que sejam usados com fins educacionais. A informação é da assessoria da prefeitura.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...

Professor da UFMT conquista ‘Summa Cum Laude’ após apresentar pesquisa na USP

O engenheiro e professor da Universidade Federal de Mato...

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição no Enem termina nesta 6ª

Estudantes participantes do Pé-de-Meia ou inscritos no CadÚnico podem...
PUBLICIDADE