sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Começa a apuração dos dados do censo escolar em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou ontem a digitação dos dados referentes ao Censo Escolar 2005. As informações que foram coletadas nas 633 escolas da rede estadual de ensino e também nas unidades escolares municipais e particulares, depois de digitadas, serão enviadas ao Ministério da Educação (MEC) até o dia 5 de julho. Já o resultado do censo será divulgado à sociedade até o final de novembro.

Até o dia 19 deste mês, a Superintendência de Planejamento Educacional (SPE) da Seduc, por meio da Coordenação do Censo Escolar, receberá diretores (ou secretários) das escolas estaduais de Cuiabá e Várzea para digitação dos dados do Censo Escolar/2005.

Já a coleta de informações dos demais municípios mato-grossenses acontecerá posteriormente nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) de nove pólos (Alta Floresta, Sinop, Diamantino, Tangará da Serra, São Felix do Araguaia, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças e Cuiabá). Para veracidade das informações, toda a coleta de dados é acompanhada por técnicos da Seduc.

“Os únicos municípios que farão a digitação na sede da SPE são os da Baixada Cuiabana Poconé, Livramento, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço e Jangada, Várzea Grande e Cuiabá. Para os demais municípios a digitação acontecerá nos pólos”, explicou a líder da equipe de Gestão da Informação da Seduc, Josinete Aparecida Ferraz.

Para a secretária da Escola Estadual de Educação Básica João Panarotto (Cuiabá), Lindalva Rosa dos Santos, a presença de um técnico da Seduc para fazer o acompanhamento da digitação é fundamental para a veracidade das informações. “Com isso vamos preencher corretamente todos os dados”, salienta.

O Censo Escolar é um levantamento de informações estatístico-educacionais realizadas anualmente por todas as escolas estaduais, municipais e particulares do país. Os dados coletados servem de suporte técnico para as políticas educacionais e distribuição de recursos do Governo Federal aos Estados, Municípios e às escolas. Para levantamento das informações, todas as escolas recebem um caderno-questionário que deve ser preenchido por diretores ou secretários capacitados.

Alguns programas como o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério), o PNLD, Transporte Escolar, Alimentação Escolar, o PDDE (Dinheiro Direto na Escola), entre outros, têm como base as informações do Censo Escolar

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lançado programa Saúde na Escola em Sinop

O Programa Saúde na Escola, que tem como objetivo...

Sinop: abertas inscrições para projeto social Bombeiros do Futuro

Estão abertas as inscrições para mais uma edição do...

Unemat abre inscrições para seletivo de professor em câmpus no Nortão

Estão abertas inscrições para o seletivo de professor temporário...

Governo lança programa Nenhum Estudante a Menos em Mato Grosso

A secretaria estadual de Educação de Mato Grosso lançou,...
PUBLICIDADE