quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Bairro de Cuiabá deve ganhar quatro novas escolas estaduais

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Educação (Seduc), Marco Marrafon, apresentará aos moradores do bairro Pedra 90 o projeto que prevê a construção de quatro modernas escolas e um centro esportivo-cultural na localidade. A reunião ocorrerá, hoje, às 19h, na quadra da Paróquia São Pedro. Estão previstas também as participações do governador Pedro Taques e do secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas.

As obras, que devem ter início até janeiro de 2017, são parte do Novo Sistema Educacional do Pedra 90, iniciativa que pretende transformar a região por meio da educação. Além das novas unidades, atividades culturais, esportivas e científicas estão previstas para serem desenvolvidas de forma regular nas escolas, junto à comunidade.

A escolha pelo bairro para receber o projeto é resultado de um estudo realizado pela equipe técnica da Seduc, a pedido do secretário Marrafon, que identificou a região como sendo uma das mais carentes por inovação. Com 22.127 habitantes, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pedra 90 é um dos bairros mais populosos de Cuiabá, e que também enfrenta problemas associados à vulnerabilidade social.

As quatro escolas estaduais e o centro esportivo-cultural serão construídos no lugar de três unidades escolares que já existem no bairro (EE Rafael Rueda, EE Malik Didier e EE Mário de Castro). Cada escola terá 18 salas de aula, todas equipadas com ar-condicionado e com capacidade total para atender 3.600 alunos. Atualmente, cada unidade contempla até 3.239 estudantes. Por conta disso, 334 alunos do Pedra 90 têm que estudar em escolas fora do bairro.

Das quatro escolas a serem construídas, uma funcionará em tempo integral, outra adotará metodologia da Escola Militar Tiradentes e outras duas serão de ensino regular. As unidades contarão com uma infraestrutura inteligente, que privilegiará a economia de água e luz, por meio de sistemas de reuso de águas pluviais, instalação de placas de captação de energia solar e da utilização de iluminação em LED. Todas as escolas possuirão, ainda, Wi-Fi (internet sem fio).

Todo o projeto está previsto no Programa Pró-Escolas, que será lançado em breve pelo Governo do Estado e terá ações nos eixos Estrutura, Ensino e Inovação em toda a rede pública estadual.

Em cada uma das escolas serão desenvolvidos projetos que visam o estímulo à leitura (biblioteca escolar), à educação musical (Prinart), à redução de conflitos em sala de aula (mediação) e ao aperfeiçoamento do uso das tecnologias digitais – além de oficinas com os estudantes, voltadas à produção de conteúdo audiovisual e jornalístico, para divulgação no “Mais 10” (plataforma criada na web para abrigar o material).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...

Segunda parcela do Pé-de-Meia será paga a 2,5 milhões de estudantes

Os estudantes inscritos no Programa Pé-de-Meia de incentivo à...
PUBLICIDADE