quinta-feira, 28/março/2024
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Aumenta número de alunos na educação infantil em Mato Grosso mas vagas integrais têm queda

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Aumentou o número de alunos matriculados na educação infantil em Mato Grosso. De acordo com os dados preliminares do censo escolar divulgado pelo Ministério da Educação, foram registradas, em 2017, 136.373 matrículas em creches e pré-escolas no Estado. No ano passado, por outro lado, foram matriculados 127.956 estudantes.

Apesar do crescimento, o levantamento mostra que houve queda no número de vagas integrais em Mato Grosso. O total de aluno matriculados o dia inteiro em creches passou de 29.944 para 28.944. Nas escolas municipais, a quantidade de matrículas nesta modalidade caiu de 250, no ano passado, para 227, neste ano. Nas escolas municipais, houve diminuição de 29.581 para 28.717. O número de vagas parciais em creches, por outro lado, aumentou de 19.936 para 26.632. Todas as vagas nesta modalidade são em escolas municipais.

Também houve queda no número de matrículas em período integral nas pré-escolas. Foram 2.286, no último ano, e 1.790, em 2017. Nas escolas estaduais caiu o número de estudantes nesta modalidade, de 312 para 285. Nas municipais, passou de 1.974 matrículas para 1.505. As vagas em modalidade parcial (meio-período) aumentaram de 75.790 para 79.001, todas em escolas municipais do Estado.

O censo escolar é feito anualmente. De acordo com o Ministério da Educação, contabilizar o número das matrículas é “fundamental para o repasse de recursos e a execução de programas e políticas públicas na área da educação, como a distribuição de livros, o transporte escolar, a instalação de bibliotecas e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pelo sistema, que coleta as informações do censo escolar e gerencia os dados para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, bem como para a implementação de políticas públicas na área de educação.

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