sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: aumento na demissão de funcionários na construção civil é sazonal, diz presidente de sindicato

PUBLICIDADE

Após sete meses registrando resultados positivos, Sinop voltou a ter queda na geração de empregos em novembro do ano passado, conforme o último levantamento divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Segundo o relatório, foram encerradas 266 vagas formais (com carteiras assinadas), saldo de 1.397 contratações e 1.663 demissões.

O setor da economia sinopense que mais demitiu funcionários em novembro foi o de construção civil, que fechou 186 vagas ao registrar 116 admissões e 302 rescisões trabalhistas. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Industria da Construção e do Mobiliário da Região Norte do Estado (Siticom), Éder Pessine, o resultado pode ser considerado normal. “É sazonal. Nesta época de chuvas diminui a produção e acontecem as demissões”, afirmou, ao Só Notícias.

Apesar do pior resultado entre os setores da economia sinopense em novembro, a construção civil foi a área que mais gerou empregos até novembro de 2017 no município. Segundo o Caged, foram 2.687 admissões e 1.659 demissões, resultando na abertura de 1.028 novas vagas formais. Para Pessine, o resultado deve ser ainda melhor em 2018. “A expectativa é de retomada do crescimento, tanto em geração de postos de trabalho, quanto no aspecto salarial. Temos grandes obras iniciando e a previsão é de um setor aquecido”.

Conforme Só Notícias já informou, também houve mais demissões, em novembro, no setor de serviços, que contratou 392 trabalhadores e mandou embora 454, resultando em 62 vagas a menos. No setor agropecuário foram encerrados 52 empregos, saldo de 69 contratações e 121 demissões.

Ainda foi registrado saldo negativo na indústria de transformação, que formalizou 188 contratos trabalhistas e rescindiu 191, terminando novembro com 3 vagas a menos. No setor de administração pública foram contabilizadas 3 demissões e nenhuma contratação.

O comércio, por outro lado, terminou o mês gerando mais emprego. Foram 617 admissões e 584 demissões, resultando na abertura de 33 vagas formais. No setor de serviços industriais de utilidade pública foram abertos 6 novos postos de trabalho, com 14 contratações e 8 rescisões. O setor extrativista mineral admitiu 1 trabalhador e não registrou demissões.

Só Notícias apurou que, no ano, as empresas e indústrias em Sinop geraram 2.687 novas vagas de trabalho, saldo referente a 20.136 contratações e 17.449 demissões.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...

Novo sorteio do ‘Emplaca Lucas’ será em maio com R$ 20 mil distribuídos em 10 prêmios

Proprietários de veículos que receberem o primeiro emplacamento ou...

Sinop tem vagas para formação profissional gratuita em 6 áreas; veja oportunidades

Mais oportunidades de qualificação profissional gratuitas para salgadeiro, padeiro,...

Com setor empresarial aquecido, Sinop tem mais de 1,7 mil novas empresas em 3 meses

Sinop ganhou 1.736 novas empresas de micro, pequeno, médio...
PUBLICIDADE