sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sefaz realiza operação fiscal em Sinop e Sorriso e levantamento parcial aponta 122 empresas com irregularidades

PUBLICIDADE

A secretaria de Fazenda de Mato Grosso fez uma operação fiscal na região Norte, onde foram inspecionadas 317 empresas de seis segmentos, em Sinop e Sorriso. O objetivo é incrementar a receita referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Um levantamento parcial apontou que 122 empreendimentos fiscalizados apresentaram algum tipo de irregularidade. O número poderá subir, após o fechamento do balanço geral da operação, incluindo valores de tributos a serem recolhidos.

Ao longo da operação diversas informações foram colhidas pela equipe da Sefaz e estão sob análise técnica para verificação de outras irregularidades. As empresas em que forem constatadas irregularidades estão sujeitas a sofrer suspensão ou cassação cadastral, cobrança do ICMS devido e não pago, além de multa pelo descumprimento das obrigações tributárias, dependendo do caso em questão.

A ação foi realizada em empresas dos segmentos de combustível, madeira, transporte, bebidas, atacado e varejo. Também foram alvos da operação empresas exportadoras e indústrias que usufruem de benefícios fiscais concedidos por meio do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic).

Durante o período, equipes do fisco estadual percorreram o comércio da região verificando informações como situação cadastral e compatibilidade de atividades exercidas no local com o declarado junto ao fisco. Além disso, foram verificadas informações referentes à apuração e recolhimento do ICMS, emissão de documentos fiscais e registro de movimentação nos livros fiscais.

“Estamos intensificando o trabalho de fiscalização em todo o Estado, visando garantir um ambiente negocial justo para que o empresário tenha condições iguais para concorrer com os demais representantes do seu ramo de atividade. Além disso, a operação permite que o imposto pago pelo cidadão seja efetivamente repassado ao Estado”, explica o secretário adjunto de Receita Pública, Último Almeida, por meio da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo para entrega de relatório de empresas em MT que recebem incentivos fiscais

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...

Sorriso registra mais de mil novas empresas em 3 meses

Sorriso ganhou 1.080 novas empresas, entre janeiro e março,...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...
PUBLICIDADE