quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Presidente do BNDES vai a Nova Mutum debater expansão de ferrovia

PUBLICIDADE

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), Paulo Rabello, participará, no próximo dia 23, participando do Fórum "Ferrovias e a Integração dos Modais", que debaterá a expansão das ferrovias até Nova Mutum. “Receberemos grandes investidores em nossa cidade, iremos apresentar a viabilidade da ferrovia chegar até Nova Mutum e tenho certeza de que avançaremos na atração de mais investimentos para nossa região”, disse o prefeito Adriano Pivetta.

Atualmente, a malha ferroviária de Mato Grosso está parada em Rondonópolis (região Sul) e há projeto da expansão até Cuiabá. Um dos maiores problemas enfrentados pelos produtores é o alto custo de escoamento e as ferrovias trilhos são alternativas ágeis e com custos menores. Nova Mutum é cortada pela rodovia federal BR-163 e está no entroncamento das rodovias estaduais MT-235 e MT-249. A região compõe um polo com 18 municípios que juntos somam mais de 500 habitantes cuja produção de grãos é superior a 20 milhões de toneladas.

A expansão da Vicente Vuolo vem sendo discutida há vários meses. Em março, o assunto foi tema de um evento em Cuiabá porque a capital também está nos planos de expansão da ferrovia. Caso o projeto saia do papel, deve beneficiar 13 municípios e contribuir para atrair indústrias, reduzir custo do frete, gerar emprego e desenvolver a região economicamente.

O Movimento Pró-Ferrovia, Fórum Pró-Ferrovia, a prefeitura e entidades organizam o simpósio. Conforme Só Notícia sjá informou, o fórum terá participação do presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres Jorge Bastos, do secretario estadual de Infraestrutura, Marcelo Duarte, o presidente do movimento Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, e o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Endrigo Dalcin. Haverá palestra do ex-secretário municipal de Transportes de São Paulo (SP), Frederico Bussinger dos “desafios das ferrovias brasileiras”. Serão debatedores neste painel o diretor executivo do movimento Pró-Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz, o secretário de Coordenação de Projetos, Tarcísio Gomes de Freitas, e o secretario de Fomento e Parcerias do MTPAR, Dino Batista.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mauro e Dorner assinam convênio de R$ 10 milhões para asfaltamento em Sinop

O governador Mauro Mendes e o prefeito Roberto Dorner...

Mauro afirma que reforma tributária desincentiva “a industrialização do país”

O governador Mauro Mendes criticou, hoje, a reforma tributária,...

Juara vai definir empresa para implantar câmeras de monitoramento no centro e bairros

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...
PUBLICIDADE