sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Nortão: madeireiros mobilizam lideranças para derrubar portaria que prejudica o setor

PUBLICIDADE

Representantes do setor madeireiro e vereadores sinopenses definiram a criação de duas comissões, uma no legislativo e outra no Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado, em reunião, agora há pouco, em mobilização pela revogação da portaria do Ministério do Meio Ambiente que limita a exploração e venda de ao menos seis tipos madeiras, consideradas “carros-chefes”. A confirmação foi feita pelo presidente da câmara, Mauro Garcia (PMDB).

Ele explicou, ao Só Notícias, que a intenção é mobilizar toda região com maior número de lideranças, para que a portaria não tenha validade. “Em um primeiro momento queremos buscar, pelo menos até segunda-feira, a suspensão dessa portaria para que a comercialização [das madeiras] possam ser feitas. E ainda vamos continuar trabalhando para que seja revogada”. Itaúba, Garapeira, Jatobá, Cerejeira, Jequitibá e Cedro são algumas das essências.

O vice-presidente do sindicato, Fernando Pagliari, explicou que, a partir dos contatos feitos ainda na reunião, foi obtida garantia de que o deputado federal Nilson Leitão (PSDB) apresente na Câmara Federal projeto de decreto para suspensão da portaria. “A reunião foi muito produtiva, esperávamos encontrar apoio dos vereadores”.

O governador Pedro Taques recebeu, há poucos dias, lideranças do Cipem e também estará reforçando a mobilização para o governo federal anular a portaria.

Sisflora
O vice-presidente do Sindusmad ainda confirmou que deve ser resolvido em breve totalmente o problema de indústrias madeiras com o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais, no qual segundo ele, foram zerados os cadastros de estoques. “Na reunião entramos em contato o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), que disse ter contatado a secretária estadual do Meio Ambiente,  Ana Luiza. Os procedimentos já estão sendo tomados”.

Segundo ele, empresas que tinham no cadastro 100 metros cúbicos de madeira no pátio, por exemplo, com a mudança, acabaram ficando irregulares. “Temos informações de que algumas situações já foram regularizadas”.

 

(foto:Julio Tabile)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

ANTT aponta “avanços significativos” em obra de ferrovia entre Goiás e Mato Grosso

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou hoje...

Mato Grosso aumenta em 32% produção de etanol e é o 2º maior do país

Mato Grosso se tornou o segundo maior produtor de...

Design sinopense tem projeção internacional e é destaque na revista Exame

O design sinopense Airon Martin está vivendo um dos...
PUBLICIDADE