sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde terá novo aeroporto

PUBLICIDADE

O vice-prefeito, Miguel Vaz, confirmou, Só Notícias, que uma equipe técnica contratada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) fez um estudo de viabilidade no atual aeroporto municipal Bom Futuro e concluiu que a área atual tem algumas restrições que impedem que seja ampliado. Foi feito levantamento completo e detalhadas as condições atuais da pista, do terminal de passageiros e analisada a área para expansão.

Com o resultado da avaliação, a prefeitura prontamente disponibilizou duas opções de áreas na MT-449 (que liga o município a Tapurah). “São propriedades maiores, de 150 a 200 hectares. Vamos adquirir uma delas para ser construído o novo aeroporto”, disse Miguel, acrescentando que o projeto está em análise na Secretaria de Aviação Civil. “No próximo ano, vamos fazer tudo o que pudermos para agilizar essa liberação e dar início à construção do novo aeroporto”, afirmou.

A exemplo de outros municípios, que aguardam a liberação de recursos anunciados pela secretaria (foram anunciados R$ 13 bilhões para 13 aeroportos mato-grossenses), Lucas espera as melhorias anunciadas. Ainda não foi divulgado o valor que será destinado para o aeroporto luverdense. Ele deve ter reestruturação da pista para se classificar entre o tipo 01, que recebe aeronaves modelo ATR 43 (para até 50 passageiros) ou Tipo 2 com A-319 (até 120 pessoas), que atualmente é liberado para aeroportos como o de Sinop.

A pista atual, de 1,7 mil metros, ainda não é homologada. O aeroporto atual tem limitações para operar com aeronaves de médio e grande portes. No primeiro semestre, por exemplo, quando a presidente Dilma lançou o plano safra, o avião presidencial pousou em Sinop e ela foi de helicóptero a Lucas.

O projeto para o novo também prevê sinalização e balizamento noturno e estrutura de segurança para a viatura do Corpo de Bombeiros. O terminal deve ser ampliado.

Lucas do Rio Verde é um dos mais prósperos municípios produtores do Brasil e conta com uma população de 55 mil habitantes, de acordo com estimativa divulgada pelo IBGE.

(Atualizada às 08:59hs)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

ANTT aponta “avanços significativos” em obra de ferrovia entre Goiás e Mato Grosso

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou hoje...

Mato Grosso aumenta em 32% produção de etanol e é o 2º maior do país

Mato Grosso se tornou o segundo maior produtor de...

Design sinopense tem projeção internacional e é destaque na revista Exame

O design sinopense Airon Martin está vivendo um dos...
PUBLICIDADE