sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Industriais de Mato Grosso vão a França em busca de novos mercados para a madeira

PUBLICIDADE

Em busca de novos mercados e tecnologias, uma comitiva de quatorze empresários do setor florestal de vários municípios de Mato Grosso viaja a França, na próxima semana, com o objetivo de participar da maior feira mundial de produtos madeireiros, em Nantes ( 350 km de Paris), entre o próximo dia 30 e 1º de junho, reunindo participantes de 80 países em 550 estandes de exposição.

Os diretores dos sindicatos associados ao Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (CIPEM) têm a expectativa de estabelecer contatos para novos mercados e aumentar a exportação dos produtos florestais mato-grossenses. Em 2017, o Estado exportou mais de 72 mil metros cúbicos de madeira, resultando em uma receita de, aproximadamente, 150 milhões de dólares. “Há um grande potencial de mercado externo a ser conquistado pelos produtos mato-grossenses. Embora os incentivos e os acordos comerciais ainda sejam tímidos no Brasil, a madeira nativa gera bastante interesse dos mercados europeus. Com a cadeia de custódia, que permite rastrear a produção desde a colheita da árvore até a destinação final do produto, a imagem de credibilidade do setor fica mais transparente, abrindo novas oportunidades de mercados”, explicou o presidente do CIPEM, Rafael Mason.

Durante a feira, a comitiva mato-grossense também vislumbra a oportunidade de conhecer novas tecnologias e informações que possam contribuir para o desenvolvimento do manejo florestal no estado, incrementando a área utilizada. Atualmente, a atividade estende-se por 3,2 milhões de hectares, com expectativa de chegar a 6 milhões de hectares de floresta com manejo sustentável até 2030.

A assessoria informa que as florestas manejadas em Mato Grosso envolvem mais de 5 mil produtores, dos quais, 1.800 são empresas que atuam como indústria e comércio, empregando cerca de 90 mil pessoas direta e indiretamente. A atividade florestal representa a principal base econômica de 44 municípios do estado. Além disso, o setor ocupa a 4ª posição no ranking da economia estadual. Apenas em 2017, foram arrecadados, pelo setor florestal em Mato Grosso, mais de 47 milhões de reais em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e 16 milhões de reais do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB)

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...
PUBLICIDADE