quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Desafios para fomentar industrialização são debatidos em evento na capital

PUBLICIDADE

Em tempos de crise na economia do país, aumentam os desafios do desenvolvimento econômico dos estados. Em Mato Grosso, maior produtor de soja (30% da produção nacional) e algodão (56% da produção brasileira), detentor do maior rebanho bovino (28,5 milhões de animais) e segundo maior produtor de pescado de água doce (12,8% da produção nacional), o grande desafio é o fomento à industrialização da produção.

O assunto foi destaque no evento “Cresce Brasil”, que este ano teve como tema os “Desafios do Desenvolvimento Sustentável em Mato Grosso” e foi realizado na última sexta-feira, em Cuiabá. O secretário-adjunto de Empreendedorismo e Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), Leopoldo Rodrigues Mendonça, foi um dos palestrantes. Mendonça participou do painel Industrialização: Como alavancar o Desenvolvimento da Industrialização através da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para o secretário, o fomento da industrialização em Mato Grosso deve ser pautado em incentivo à pesquisa e ao estudo, integração do Estado com empresas e instituições de ensino e tecnologia e apoio aos jovens empreendedores. Mendonça ainda falou sobre alguns projetos desenvolvidos integralmente pela Sedec e em parceria com outras secretarias.

“A Sedec elaborou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que será votada pela Assembleia Legislativa, e que trará um tratamento diferenciado aos micro e pequenos empresários, regulamentando o Estatuto Nacional. Outro projeto interessante, desenvolvido pela Secretaria de Cultura [Sec] com a parceria da Sedec, é o Núcleo de Economia Criativa, que incentiva os jovens empreendedores mato-grossenses a colocar em prática suas startups”.

O assessor da presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Paulo Kliass, endossou o posicionamento de Leopoldo Mendonça. “Vejo que precisamos reindustrializar o país, isso é fundamental. Precisamos superar este modelo de produção primária e dar um salto de qualidade, agregando valor ao que produzimos aqui”.

O evento foi uma realização do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso (Senge-MT), juntamente com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT anuncia investimento em projeto-piloto para produção de gengibre e açafrão

A secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Seciteci), em...

Empresas em Diamantino contratam 517 novos funcionários, em Juara 88 e Mutum 49

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 517 vagas de...

Preço da cesta básica em Sinop tem leve queda e chega a R$ 761

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Setor florestal de Mato Grosso fatura US$ 104,6 milhões em negócios com 61 países

Indústrias madeireiras de Mato Grosso negociaram com 61 países...
PUBLICIDADE