quarta-feira, 17/abril/2024
PUBLICIDADE

Crise política afeta setor imobiliário em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A turbulência na política brasileira desencadeada na última semana já afeta a economia de Mato Grosso. Os setores imobiliário e da construção civil são os primeiros a sentirem os efeitos e a insegurança do mercado financeiro e a reação imediata é o cancelamento e adiamento de eventos que aqueceriam as vendas em 2017. O segmento, que é o 1º a sentir os reflexos da crise e o último a sair dela, começava a recuperar a confiança nos negócios e agora se depara com uma nova onda de incertezas. Enquanto isso espera uma decisão no contexto nacional sobre a condução do governo e das políticas econômicas para tirar a economia do Brasil da lama.

A Edificar, Feira de Negócios da Habitação e Construção de Mato Grosso, o maior evento do segmento imobiliário do Estado, teve a edição de 2017 cancelada pela organização, segundo o presidente do Sindicato da Habitação (Secovi/MT), Marco Pessoz. A feira é realizada a cada 2 anos. A última ocorreu em 2015 e a que estava programada para este ano foi adiada para 2018.

“Este ano vamos realizar um evento menor em Cuiabá. Ainda há muita insegurança e dúvida no segmento. As empresas estão receosas e querem aguardar um momento melhor. Nos últimos 2 anos a queda foi muito grande no setor”. Ele aponta que a queda no número de financiamentos de imóveis verticais atingiu em cheio o segmento. “Tínhamos uma média de 2,5 mil a 3 mil unidades lançadas por ano. Em 2015, este número caiu para 1,6 mil unidades e em 2016 para 480”, exemplifica. “Começamos com uma perspectiva melhor em 2017, de retomada nas vendas. Mas, tivemos este balde de água fria na última semana. Precisamos ver como vai se desenrolar”.

Outro evento, que seria realizado esta semana em Cuiabá, também foi adiado. O 2º Festival de imóveis de Cuiabá, marcado para 25, 26 e 27 de maio, foi adiado a pedido dos expositores, “por conta da instabilidade política que assola o país neste momento”. Zilda Carracedo, organizadora do evento, informa que a edição foi adiada para o 2º semestre deste ano e deve ser realizada de 21 a 23 de setembro.

A assessoria da Caixa Econômica em Mato Grosso confirmou a realização do Feirão da Caixa no final de junho em Cuiabá, entre os dias 23 e 25, o que deve dar um sopro às vendas do setor no Estado. Segundo a instituição financeira, “ainda está em início de tratativas com a empresa responsável e em breve serão divulgadas maiores informações”.

Em outras capitais do país, o Feirão Caixa da Casa Própria será realizado de 26 a 28 de maio e de 23 a 25 de junho, em que estarão disponíveis todas as modalidades de crédito operadas pela Caixa, em 14 cidades do país. Segundo informações do banco, os negócios fechados durante o evento representam 12% dos financiamentos efetivados pela instituição financeira anualmente

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT anuncia investimento em projeto-piloto para produção de gengibre e açafrão

A secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Seciteci), em...

Empresas em Diamantino contratam 517 novos funcionários, em Juara 88 e Mutum 49

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 517 vagas de...

Preço da cesta básica em Sinop tem leve queda e chega a R$ 761

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Setor florestal de Mato Grosso fatura US$ 104,6 milhões em negócios com 61 países

Indústrias madeireiras de Mato Grosso negociaram com 61 países...
PUBLICIDADE