quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Conselho aponta que Sinop tem alta no setor de construção civil

PUBLICIDADE

Na contramão da crise que abala o setor da construção civil no país, Sinop continua com crescimento acelerado. É o que afirma a arquiteta do município e componente do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MT), Gislaine Fabris. Apenas em loteamentos, a cidade tem planejado, para o ano que vem, pelo menos oito grandes empreendimentos imobiliários, um salto em comparação a este ano, que teve três loteamentos.

O setor da construção civil respondeu por metade das demissões registradas no país no último ano. De acordo com um levantamento realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção (Sinicon), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre maio de 2014 e o mesmo período de 2015, houve uma redução de 593.375 empregos com carteira assinada, considerando todos os setores. Desses, 334.735, ou 56,4%, da construção.

A situação em outros lugares do país, apontada pelas estatísticas de desemprego se assemelha a crise de 2004, em que Sinop sentiu a falta de dinheiro circulando no mercado da construção. “Bons profissionais ligavam buscando trabalhar nas obras do meu escritório, e isso é uma coisa muito difícil de acontecer”, conta a arquiteta, que trabalha na área há 11 anos.

Para o coordenador do curso de Arquitetura de uma universidade particular do município, o surgimento de novos bairros e a verticalização da cidade também é notória, principalmente, no entorno da área em que está sendo construído um shopping.

“O município age como um polo de arquitetura que tem um alcance aproximado de 980 mil pessoas de toda a região, principalmente da cidade vizinha que é Sorriso”, ressalta, ao explicar também que a expansão influenciou na abertura recente de dois cursos de arquitetura na cidade, um deles tem menos de quatro anos e ainda não formou a sua primeira turma.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...

Cresce número de passageiros no aeroporto de Rondonópolis; Alta Floresta tem queda

O aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, registrou aumento...

Empresas de Diamantino contratam 535 novos profissionais, Juara 82 e Nova Mutum 45

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 535 vagas de empregos,...

Pesquisa do CISE aponta que 34% dos sinopenses pretendem fazer compras de Páscoa

O levantamento divulgado pelo Centro de Informações Socioeconômicas da...
PUBLICIDADE