sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Caravana da Integração abre mercado para ZPE de Cáceres

PUBLICIDADE

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres é fundamental para a integração comercial sul-americana. Durante a assinatura de acordo de cooperação entre os estados de Mato Grosso e de Tacna, no Peru, na noite desta terça-feira (26), o governador Pedro Taques reforçou que o fortalecimento da ZPE é um dos objetivos da Caravana da Integração, composta por integrantes do Estado, empresários, entidades do setor produtivo e políticos.

As empresas e indústrias que se instalarem na ZPE têm vantagens como incentivos fiscais para fomentar às atividades. Outra vantagem é que na Zona de Processamento haverá postos da Receita Federal e do Ministério da Agricultura, para que todos os produtos de lá saiam prontos para exportação.

Taques ainda lembrou a importância de manter relações econômicas com os países vizinhos. Apenas o Peru tem 30 milhões de habitantes, o que pode favorecer o comércio. “Nosso estado produz em 40% do seu território e produzimos muito. Só que, mais do que produzir, nós precisamos exportar”.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, a primeira missão para consolidar as relações comerciais é trabalhar junto com o governo brasileiro e boliviano, para terminar a pavimentação da rodovia de 315 km que liga Santa Cruz de La Sierra à San Matias. Outra importante ação é consolidar um voo que ligue Santa Cruz até Cuiabá. O último passo é transformar a ZPE em uma plataforma de acesso a esses mercados consumidores.

“É uma grande plataforma para atendermos o mercado da Bolívia, do Paraguai, do Chile, do Peru. Visitamos no Chile, em Iquique, uma zona comercial onde, em 2015, metade dos US$ 3,6 bilhões de dólares comercializados, foram vendidos para o mercado boliviano. E a ZPE tende a funcionar da mesma forma”.

Paludo explica que o trabalho deve ser desenvolvido principalmente com produtos de agroindústrias, como a carne. O secretário lembra que este é um processo de longo prazo, mas que o Estado trabalha para isso.

Para o vice-governador Carlos Fávaro, a ZPE colabora com a integração comercial e também com a industrialização dos produtos, agregando valor a produção local. “Mais do que novos parceiros comerciais, estamos visitando um novo mercado consumidor para a produção de Mato Grosso. Essa caravana abre portas que vão nos ajudar a consolidar e fortalecer a ZPE de Cáceres”, disse.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris, afirmou que este conjunto de ações vai melhorar a indústria e a arrecadação do Estado e, consequentemente, a vida dos mato-grossenses. “Há muito tempo que falamos que temos que integrar com os países vizinhos. A ZPE vai facilitar essas vendas. As nossas indústrias serão mais competitivas em função da isenção de impostos”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...
PUBLICIDADE