quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Balança comercial de Cuiabá tem aumento de U$ 93 milhões

PUBLICIDADE

A capital de Mato Grosso registrou aumento de 87,7% na balança comercial durante os cinco primeiros meses de 2018 numa comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que faz a avaliação em todos os municípios exportadores. Neste ano o saldo já é de U$ 199 milhões, que representam U$ 93 milhões a mais do que os U$ 106 milhões de superávit de 2017.

Os números se justificam por um aumento de 64,5% nas exportações deste ano e por uma redução de 25,5% no valor de importação na comparação dos cinco primeiros meses de cada ano. De janeiro a maio de 2018, Cuiabá exportou U$ 219 milhões contra os U$ 133 milhões do ano passado. Por outro lado, o valor de importação caiu de U$ 27 milhões em 2017 para U$ 20 milhões neste ano.

As exportações são quase que na totalidade de produtos do agronegócio. A soja responde por 68% das vendas e seus derivados, como óleo e resíduos sólidos, por 28%. Depois aparece o algodão com 2,6%. A China é disparada o maior mercado cuiabano, com 52% dos seus produtos indo para o país asiático. Depois vem a Holanda, com 28% da participação, Noruega, com 7,1% e Alemanha, com 5,1%.

A Bolívia e a China são os principais parceiros de compra das indústrias cuiabanas, que importam principalmente, gás, aço e maquinários agrícolas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorteados R$ 50 mil em prêmios do Nota Luverdense em Lucas do Rio Verde

O sorteio de Páscoa do Nota Luverdense aconteceu esta...

Empresas de Sorriso contratam 162 profissionais para início imediato

Empresas e indústrias na capital nacional do agronegócio estão...

Mato Grosso gera 7 mil empregos formais no 2º mês; volume cai

As empresas e indústrias mato-grossenses geraram 7.429 empregos com...

Governo prorroga ‘Desenrola’ até 20 de maio

Pela segunda vez, o governo vai prorrogar o Programa...
PUBLICIDADE