sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá: Redesim contabiliza 650 processos de abertura de empresas

PUBLICIDADE

Cuiabá e Várzea Grande foram as primeiras cidades a aderirem ao Registro Empresarial Integrado (Redesim). Desde outubro do ano passado, a Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) registrou aproximadamente 1,4 mil empresas que deram início ao processo de abertura e viabilidade para alteração. “Nesses cinco meses, Cuiabá minutou a abertura de 228 empresas e 386 alterações. Já Várzea Grande contabilizou 424 aberturas e 455 processos de consulta previa para alterações”, destaca o presidente da Jucemat, Roberto Peron.

Com o intuito de promover a integração de todos os órgãos envolvidos na abertura e fechamento de empresa no sistema do Redesim, desde o mês de maio do ano passado, palestras técnicas estão sendo realizadas nos municípios do interior do Estado, levando informações e esclarecendo dúvidas sobre o sistema facilitador.

“Esse trabalho de disseminação será realizado até atingir todo o Estado. Temos que bater na mesma tecla até que todos os órgãos responsáveis pelos serviços oferecidos através da Redesim se integrem ao sistema. Na oportunidade também insistimos para que contadores e empresários passem a ser usuários dessa sistemática, que foi criada para dar mais agilidade nos trâmites legais de abertura e fechamento de empresa”, reforça Peron.

Até o momento seis municípios já foram contemplados com as palestras da Redesim (Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum, Primavera do Leste e Diamantino). “Nosso objetivo é mostrar o quanto é importante darmos oportunidade para a modernidade. Mato Grosso é o 6° Estado a aderir esse sistema, que irá estimular novos comércios e também tirar muitos da informalidade”, ressalta o presidente da Junta.

De acordo com o gerente de Informática da Jucemat, Alexandre Lacerda, que também acompanha as palestras, mostrar in loco passo a passo como utilizar o portal do Registro Empresarial Integrador contribui para sanar todas as dúvidas e exemplificar este importante avanço tecnológico. “Os procedimentos disponibilizados pela Redesim são rápidos e não tem mistério. O sistema já esta programado para mostrar os erros caso eles ocorram, ou seja, todos os cadastros de abertura e de viabilidade são padronizados e contém informações obrigatórias, o que proporciona uma padronização nos requisitos desses serviços e melhoraria no banco de dados da Junta”.

Além de palestra sobre a Redesim, cursos voltados à qualificação para o manuseio do novo sistema também são organizados para funcionários ligados aos órgãos envolvidos. Peron ressalta que “é muito importante que os servidores dos departamentos públicos tenham conhecimento dos procedimentos do sistema digital de informatização, que oferece serviços integrados entre Receita Federal, Sefaz, Detran, prefeituras municipais e Junta Comercial”.

Segundo o secretario de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT), Alan Zanatta, “é preciso cada vez mais criar ambientes facilitadores para aqueles que queiram contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso, promovendo a geração de emprego e renda”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prorrogado prazo para entrega de relatório de empresas em MT que recebem incentivos fiscais

A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso...

Sorriso registra mais de mil novas empresas em 3 meses

Sorriso ganhou 1.080 novas empresas, entre janeiro e março,...

Secretaria e IMAC apresentam na Norte Show programas de incentivos oferecidos pelo Estado

A secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato...
PUBLICIDADE